Clique e descubra 4 possíveis causas do mau hálito!

Segundo os pesquisadores, 1 a cada 4 pessoas sofre com problemas de halitose! Para descobrir o que pode estar causando esse desconforto em você, confira a nossa lista com 4 possíveis causas do mau hálito!


Você sabia que o mau hálito pode ter várias causas (e que nem todas elas têm a ver com a higienização da sua boca)?

Algumas bactérias presentes na língua costumam ser as vilãs por trás desse problema. No entanto, problemas de saúde como boca seca, gastrite e doenças da gengiva podem ser a origem do odor desagradável. Além disso, uma rotina muito estressante também pode ter sua parcela de culpa!

Para descobrir de uma vez por todas a raiz desse problema, confira agora 4 possíveis causas do mau hálito!

4 possíveis causas do mau hálito!

1. Bactérias e fungos na boca

Esta é provavelmente a causa mais conhecida de todas: certas espécies de fungos e bactérias presentes na boca produzem substâncias que podem causar aquele “perfume francês” (só que não!).

É por isso que hábitos inadequados de higiene bucal (como se esquecer de escovar a língua ou não utilizar o fio dental) podem contribuir para a ocorrência do mau hálito. Ao deixar a escovação adequada em segundo plano, você estará perdendo uma ótima oportunidade de se livrar desses micro-organismos endiabrados.

Mulher escovando os dentes
Escovar os dentes (e a língua!) de maneira correta é o primeiro passo para se livrar do mau hálito!

Vacilos com a higiene bucal podem, ainda por cima, provocar o surgimento de doenças como a periodontite que, além de serem muito perigosas para a sua saúde, também deixam a sua boca com um odor desagradável.

Para se precaver, não deixe que seus dentes fiquem cobertos pela placa e escove sempre a sua língua para evitar que ela se torne uma região de acúmulo de micro-organismos!

2. Alimentos nada cheirosos

Às vezes, o problema é simplesmente o tipo de alimento que você anda consumindo! Por exemplo, alho e cebola são dois ingredientes com odor muito forte e que, na hora da digestão, liberam substâncias que causam mau cheiro.

Isso acontece porque esses alimentos possuem compostos que contêm enxofre, o grande responsável por deixar a boca com um odor desconfortável. Após a digestão, o seu organismo acaba liberando essas substâncias e fazendo com que você sinta o “bafo” por mais tempo.

Como se não bastasse, o alho também é capaz de “dar uma mãozinha” para certas bactérias que causam o mau hálito, deixando o problema ainda mais chato. Contudo, há uma luz no fim do túnel: comer salsinha pode ser a solução para os amantes de alho espalhados por aí!

Alho, cebola e outros alimentos que causam o mau hálito
Se você adora uma cebolinha ou um dentinho de alho, procure ter moderação!

De qualquer jeito, para evitar essa urucubaca, procure consumir alimentos que melhorem o seu hálito (fique de olho também nas nossas 3 dicas para se livrar desse problema) e sempre escove bem os dentes! 

3. Atenção! O problema pode não estar (diretamente) na sua boca!

Nem sempre o mau hálito ocorre por causa de uma higiene bucal descuidada ou por conta da ingestão de alimentos específicos. Certas condições de saúde, como problemas no intestino e nos rins, também podem ser a raiz do odor desagradável.

A lista abaixo traz algumas das condições de saúde que podem estar por trás do mau hálito:

  1. Gastrite (odor ácido);
  2. Cirrose (odor de enxofre);
  3. Problemas nos rins (odor de peixe);
  4. Diabetes (odor parecido com o de acetona).

A halitose, nesses casos, ocorre por conta de uma combinação de fatores.

Por exemplo, pacientes com infecções no sistema digestório podem sofrer com o odor desagradável como consequência da presença de uma bactéria conhecida como H. pylori.

Essa bactéria também produz compostos de enxofre e é bastante perigosa para a saúde humana.

Já indivíduos com problemas nos rins podem acabar produzindo saliva em pequenas quantidades e com uma grande concentração de ureia, o que é uma combinação bastante ruim quando o assunto é hálito! 

De qualquer forma, nesses casos a halitose é o menor dos problemas. Por isso, se você acha que o seu mau hálito tem um cheiro parecido com um dos citados na lista, procure seu médico imediatamente. Com saúde não se brinca!

Médico de plantão
É importantíssimo fazer check-ups periódicos com o seu médico!

4. Condições psicológicas e comportamentais

A ciência está sempre confirmando o quão importante para a saúde do corpo é a saúde da mente! Essa relação é tão séria que até mesmo o mau hálito pode ser causado por algum tipo de desordem psicológica.

Se você se estressar muito, é possível que sua boca fique seca e deixe de combater as bactérias que causam o mau hálito de forma adequada. Além disso, pular refeições ou ficar em jejum por longos períodos também pode levar o seu hálito a ficar com um odor desagradável.

Mulher se sentindo estressada
O excesso de estresse pode deixar sua boca ressecada e provocar problemas de mau hálito!

Este ponto torna-se ainda mais importante quando nos lembramos de que o estresse também pode causar ou piorar problemas de saúde como os listados no item anterior. Isso significa que ter um estilo de vida tranquilo e saudável pode prevenir muito mais do que somente o mau hálito!

Portanto, procure sempre fazer exercícios físicos, controlar seu nível de ansiedade e ter uma dieta equilibrada!

E este foi o post sobre as 4 possíveis causas do mau hálito! Caso queira saber mais sobre como cuidar da sua saúde bucal e prevenir outros problemas e desconfortos, é só conferir os outros links do nosso blog! Um abraço e até a próxima!

Leia também