Tomar banho frio faz bem tanto para seu corpo quanto para a sua mente!

Dica nº4: fortaleça-se tomando Banho Frio!

Esta pode parecer uma dica difícil de seguir, mas tomar Banho Frio é uma ótima forma de condicionar o seu organismo e cuidar da sua saúde (e da sua aparência também)! Confira por que você deve criar coragem e incorporar esta prática à sua rotina!


Que a hora do banho é uma maravilha, você já sabe! Afinal de contas, não há nada como tomar uma ducha pela manhã para garantir a animação de que você precisa para começar o seu dia.

E isso não é tudo! Na verdade, o ato de banhar-se está relacionado tanto a um processo de higienização do corpo quanto a aspectos mais profundos do psicológico humano.

Por um lado, há o fato de que a água e o sabão te ajudam a livrar sua pele de restos de células mortas e de micro-organismos e substâncias perigosos que se acumulam ao longo do dia.

Já por outro, as dimensões sociais, e até morais, do banho também devem ser levadas em conta! Esse momento da nossa rotina está associado, desde a Antiguidade, a uma forma de exercer o autocuidado e a manutenção do bem-estar.

Além disso, manter-se limpo e asseado é uma forma de demonstrar respeito pelos outros e afirmar-se positivamente na sociedade.

Assim, diante de tantos fatores importantes associados ao banho, é natural que as pessoas se perguntem se existe uma forma ideal de realizar essa atividade e aproveitá-la ao maximo!

Para te ajudar a responder a essa questão, vamos explicar neste post como a temperatura da água é uma variável-chave na hora da ducha e por que, então, o Banho Frio é a sua melhor escolha!

Curiosidade Rápida – Por que as pessoas da Carvvo amam o Banho Frio!

O tema desta postagem, o “Banho Frio”, surgiu devido a um desafio aqui da Carvvo! Acontece que os 2 sócios-fundadores, Matheus e Akira, exercitam esse hábito já há alguns anos.

Ao verificarem por si próprios os benefícios dessa prática, Matheus e Akira decidiram compartilhá-la com o resto da empresa e desafiar os outros colaboradores a incluir uma ducha fria em suas rotinas!

O resultado? Bem, eu (Carol, a redatora! Muito prazer!) consegui aumentar bastante a minha resistência ao frio (eu vivia de casaco em pleno calor de Salvador! 😲) e sinto que estou ficando progressivamente menos ansiosa e estressada.

Já o Iago, nosso Mago do T.I., gostou tanto que chegou a adotar a forma mais extrema dessa técnica, o banho de gelo (se você está duvidando de que isso exista, leia este texto até o final!).

E, de acordo com ele, seu foco e sua atenção melhoraram muito. Além disso, ele também tem sentido muito mais disposição para começar a trabalhar!

De qualquer modo, se você ainda não se convenceu a incorporar o Banho Frio ao seu dia a dia, é só dar uma conferida no resto deste post!

Por que você deve tomar Banho Frio

Em primeiro lugar, você deve saber que tomar banho quente não é, de um modo geral, uma ideia muito boa. De acordo com a Dra. Emily Mackenzie, a água em temperaturas muito elevadas pode provocar coceiras e deixar a pele sem viço.

Isso ocorre porque a água quente facilita a interação do sabão com materiais oleosos, como os óleos naturais da pele, fazendo que eles sejam removidos de forma ainda mais eficiente. O problema é que isso pode levar a um ressecamento da epiderme, retirando o brilho e a aparência saudável dela.

Como se não bastasse, o mesmo fenômeno acontece com o cabelo. Lavá-lo sob temperaturas elevadas causa uma maior abertura das cutículas dos fios, facilitando a saída de compostos que mantêm a fibra com um aspecto hidratado.

Em outras palavras, o banho muito quente potencializa o efeito de limpeza da água e dos agentes tensoativos (como os detergentes encontrados em sabões e shampoos) ao ponto de causar danos à estrutura da pele e do cabelo.

Assim, para evitar esses problemas (e garantir benefícios adicionais para a sua saúde física e mental), o segredo é um só: tomar Banho Frio!

Hora de ligar o “Modo Frozen” e partir para o Banho Frio!

Benefícios para a saúde física (e para a sua aparência!)

Uma das principais razões pelas quais os especialistas recomendam o Banho Frio é o fato de que ele promove uma melhora na circulação sanguínea!

Num esforço de compensar a queda de temperatura, é natural que o organismo responda de modo a acelerar o fluxo de sangue pelos tecidos, provendo-os com mais oxigênio e, consequentemente, mais energia.

Ademais, uma circulação intensificada implica uma maior distribuição de células especializadas no combate a infecções.

A exposição a temperaturas reduzidas traz, ainda, outros efeitos benéficos para o seu sistema imunológico!

Os tremores causados pela sensação térmica são similares às contrações que os músculos sofrem durante um exercício, o que torna a reação corporal ao frio parecida com a que ocorre durante uma atividade física.

Nesse sentido, o cérebro envia mensagens químicas que reforçam o recrutamento de glóbulos brancos e vermelhos, bem como de plaquetas, evidenciando que o fluxo sanguíneo estimulado não é a única razão pela qual a água fria desempenha um papel promotor do sistema imunológico.

Outro indício a favor das duchas geladas surgiu com um artigo publicado em 2016. A pesquisa, realizada com trabalhadores holandeses, consistiu na avaliação de suas reações fisiológicas e psicológicas à adição do Banho Frio à sua rotina.

De acordo com os resultados do estudo, em comparação com o grupo controle, houve uma redução de 29% das faltas ao trabalho motivadas por mal-estares dentre os voluntários que passaram a banhar-se com água fria.

Outros efeitos físicos benéficos do Banho Frio

Dentre outros efeitos positivos para a saúde, há evidências de que o Banho Frio seja capaz de intensificar as atividades metabólicas, o que pode estar relacionado a uma maior propensão à perda de peso.

Os benefícios para a pele e para o cabelo da prática também não podem ser desconsiderados. Por exemplo, de acordo com a Dra. Tania Elliot, a água fria ajuda a aliviar os sintomas de coceiras.

Isso acontece porque o sistema nervoso não é capaz de transmitir duas sensações simultaneamente (no caso, a coceira e o frio). E, em geral, o frio costuma levar a melhor sobre outros desconfortos!

Já em relação ao cabelo, a água fria previne que as cutículas se abram bastante ao longo da lavagem, impedindo que a fibra capilar se resseque e conferindo brilho aos fios.

No entanto, como não ocorre uma abertura razoável das cutículas durante o Banho Frio, é possível que, com o tempo, haja um acúmulo indesejado de oleosidade.

Por isso, o ideal é que você compense esse fato utilizando um shampoo anti-resíduos de vez em quando. Só preste atenção ao rótulo do produto para evitar ingredientes como parabenos e certos tipos de sulfatos.

Confira agora alguns benefícios do Banho Frio para a sua saúde mental!

Benefícios para a saúde mental

Se você precisava de um empurrãozinho a mais para dizer “adeus” à água quente de uma vez por todas, aqui está ele: o Banho Frio tem ação antidepressiva e antipsicótica!

Segundo uma pesquisa de 2014, banhar-se com água fria ativa os inúmeros receptores nervosos relacionados à sensação térmica. Isso faz que muitos estímulos elétricos sejam enviados ao cérebro ao mesmo tempo, aliviando o estresse.

Além disso, com base no mesmo estudo, a exposição ao frio em si está associada a um aumento na concentração sanguínea de hormônios reguladores do humor, como as beta-endorfinas.

A exposição (controlada) ao frio traz muitos benefícios para a saúde!

Quanto aos efeitos antipsicóticos do Banho Frio, eles também se devem à sua capacidade de ocasionar a emissão de uma grande quantidade de estímulos elétricos.

Basicamente, o contato com a água fria gera uma reação similar à de um eletrochoque leve no córtex cerebral e tem um efeito analgésico. Desta forma, as interações neurológicas que normalmente se dão num estado de psicose são suprimidas.

Outra teoria interessante para explicar como o Banho Frio pode contribuir para o tratamento da depressão foi apresentada pelo Dr. Nikolai Shevchuk.

A teoria do Dr. Shevchuk

Em seu artigo, o cientista propôs que a depressão seria causada por uma combinação de 2 fatores:

  1. Um estilo de vida livre dos tensores fisiológicos que foram fundamentais para a evolução dos primatas (em outras palavras, a falta de uma fonte “concreta” de estresse, como alterações na temperatura do ambiente, deixou os humanos “mal-acostumados”);
  2. Uma composição genética que deixe o indivíduo predisposto a se deixar afetar mais gravemente pelo fator 1.

Na prática, o Dr. Shevchuk concluiu que a falta de “exercícios térmicos”, como um Banho Frio, pode implicar problemas no funcionamento cerebral.

E, para testar a sua hipótese, ele observou as reações de voluntários com sintomas de depressão após um período em que eles deveriam banhar-se somente com água fria.

Os resultados da pesquisa foram bastante promissores! Ao que tudo indica, o Banho Frio realmente possui um potencial antidepressivo atribuído aos efeitos neurológicos demonstrados no estudo que citamos no início desta seção.

Portanto, se você estiver batalhando contra a ansiedade e a depressão, experimente acrescentar as duchas geladas ao seu tratamento. Elas provavelmente vão complementar o apoio que seu terapeuta lhe dá e te fazer se sentir melhor!

A dica de ouro para tomar Banho Frio sem sofrimento!

Uma ótima dica para que você consiga encarar a água fria sem (grandes) problemas é: use a respiração ao seu favor!

Fazer exercícios de respiração, como os do Método Wim Hof, te auxilia a reduzir a tensão do seu organismo e a melhorar sua resistência a o frio e a outra situações desafiadoras.

Em termos práticos, a respiração profunda promove uma melhor oxigenação do seu corpo, ativa o seu sistema imunológico e tem um efeito analgésico. Para deixar tudo ainda melhor, os cientistas descobriram que há técnicas de respiração que induzem o organismo a produzir calor, o que certamente ajuda um bocado!

Wim Hof leva o Banho Frio ao extremo: o atleta faz imersões diretamente no gelo!
Antes de pensar “Eu não consigo!”, lembre que o Wim Hof toma banho de gelo. Literalmente. (Reprodução: Men’s Health)

P.S.: Tanto o exercício de respiração que citamos como a exposição ao frio são pilares do Método Wim Hof! Para saber mais sobre essas técnicas e seus benefícios para a saúde, visite o site oficial do atleta.

E este foi o nosso post sobre os benefícios do Banho Frio! Continue cuidando da sua saúde (especialmente nestes tempos de coronavírus) e não se esqueça de estar sempre respirando profundamente!

Um abraço e até a próxima!

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