Você sabia que o consumo de Chá traz inúmeros benefícios para a sua saúde?

4 benefícios que o Chá pode oferecer para a sua saúde!

Como o consumo paliativo de chás pode auxiliar em diversos âmbitos de saúde, promovendo bem-estar e qualidade à vida do ser humano e seu organismo


Este conteúdo é uma cortesia do blog Clínica Ideal

Em praticamente toda a história da humanidade é possível encontrar passagens em que o consumo de Chá está presente. As civilizações mais antigas já conheciam alguns benefícios dessa bebida para melhorar a saúde e qualidade de vida. 

O consumo de chá pode proporcionar inúmeros benefícios na manutenção da saúde do ser humano. Desde melhorias na concentração e energia à diminuição do risco de doenças cardiovasculares e melhorias no metabolismo. Cada produto, com seu determinado princípio ativo, é utilizado no tratamento de diversos problemas, auxiliando no bem-estar das pessoas. 

Confira a seguir alguns benefícios do Chá para a sua saúde!

1. Ansiedade, insônia e nervosismo 

Por conta do dia a dia caótico, a maioria das pessoas tende a ter problemas como ansiedade, nervosismo e, até mesmo, insônia.

Existem diversos tipos de chás que auxiliam diretamente nesse fator, ajudando no relaxamento e concentração do ser humano.

Estes são responsáveis por uma melhora eficaz no equilíbrio mental e na produtividade. Dentre eles, podem-se citar:

  • Valeriana: a raiz tem ação calmante e estimulante do sono. Por essa razão, se torna extremamente indicada em casos de agitação, insônia, fobia ou ansiedade;
  • Erva-de-são-joão: um ótimo restaurador para o sistema nervoso e antidepressivo natural. Pode ser usada no tratamento de depressão, ansiedade e agitação nervosa;
  • Tília: a planta possui propriedades calmantes que auxiliam em tratamentos de distúrbios nervosos como estresse excessivo, ansiedade e histeria; 
  • Camomila: cria sensação de harmonia em casos de agitação, possuindo ação calmante no sistema digestório e nervoso;
  • Cidreira: pode ser utilizada em casos de nervosismo, ansiedade e perturbação do sono; 
  • Alfazema: rica em óleos essenciais que possuem propriedades calmantes e relaxantes, se tornando uma excelente aliada contra a tensão nervosa. 

2. Redução dos níveis de colesterol

Beber diariamente chás com propriedades que ajudam a reduzir níveis de colesterol no sangue é um tratamento eficaz para quem sofre com este tipo de problema. 

Todavia, esses chás devem ser tomados sob orientação médica e apenas para complementar um tratamento de colesterol alto. Outros fatores que ajudam na diminuição do colesterol vão de práticas de exercício físico à adoção de uma dieta balanceada e orientada por um nutricionista. 

Seguem abaixo alguns chás que ajudam a baixar os níveis de colesterol do organismo: 

  • Alcachofra: A alcachofra possui propriedades purificadoras no sangue e contém ácidos em sua composição que reduzem os níveis de colesterol, além de auxiliar na diminuição da pressão arterial e na prevenção de arteriosclerose. 
  • Dente-de-leão: Este ajuda a baixar os níveis de colesterol no sangue, evitando o depósito de gorduras nos vasos sanguíneos.
  • Cúrcuma: Devido à sua ação antioxidante, a cúrcuma acaba por diminuir os níveis de colesterol no sangue. 
  • Chá mate: Além de ter ação antioxidante, a erva-mate diminui a absorção de gordura dos alimentos e impede a absorção do colesterol do intestino, diminuindo o colesterol ruim no organismo. 
  • Chá Verde: O chá verde também possui propriedades antioxidantes, além de outros compostos que ajudam na diminuição dos níveis de colesterol ruim no sangue. 

3. Chá verde e saúde bucal

A bebida milenar é conhecida em todo o mundo, mas especialmente, em países do Oriente. Um estudo realizado pela Universidade Kyushu, em Fukuoka no Japão, demonstrou que aqueles que têm o costume de beber chá verde diariamente têm menos propensão a desenvolver doenças como a gengivite e a periodontite.

Em 2009, o Dr. Yoshihiro Shimazaki conduziu uma pesquisa com cerca de 900 homens que consumiam o produto regularmente. Segundo os resultados, estes apresentavam menor incidência da doença periodontal

Isso acontece porque presente no chá há uma substância chamada catequina antioxidante. Esta age no organismo como um anti-inflamatório, ajudando a reduzir os sintomas da doença periodontal.

Não, o Chá verde não substitui os cuidados necessários com a saúde bucal!

Mas, mesmo com as consequências benéficas do produto, deve-se ter em mente que ele não substitui outros cuidados com a higiene bucal diária. Isso se aplica principalmente à aqueles que fazem uso do aparelho odontológico.

Isso por que, com a utilização do aparelho dentário há uma maior retenção de alimentos e a dificuldade da higiene bucal aumenta. Portanto, nessas ocasiões, o cuidado deve ser redobrado.

Além do consumo do chá verde e dos cuidados necessários para a saúde bucal, fazer visitas periódicas ao dentista é de suma importância

Para não pesar no bolso, o ideal é optar por um bom plano odontológico que cubra as suas necessidades. Por exemplo, você pode estar buscando por um bom clareamento dentário, pela aplicação de um aparelho invisível, ou por uma limpeza ou uma raspagem.

Para aqueles que estão à procura de um bom tratamento dentário, mas não sabem por onde começar, aqui vai uma dica: Você pode utilizar plataformas como o Google para fazer pesquisas mediante o procedimento desejado. Opte por palavras-chave para ficar mais fácil.

Se estiver procurando pela aplicação de um aparelho de porcelana, por exemplo, utilize o termo “aparelho porcelana”, e assim por diante. Desta forma, serão mostradas as opções de maior relevância para você mediante sua pesquisa. 

Não se esqueça: Os benefícios das plantas não substituem tratamentos dentários. Deve-se sempre buscar a recomendação do cirurgião-dentista responsável pelo seu tratamento e procedimento ortodôntico. 

4. Processo de emagrecimento

Chás emagrecedores são um ótimo recurso para complementar uma dieta. Além de aumentarem o metabolismo, estes ajudam na queima de gorduras localizadas, na perda de peso, na redução do apetite e auxiliam também aqueles que sofrem com retenção de líquidos. São estes:

  • Chá de gengibre com abacaxi: Ótimo para as pessoas que pretendem emagrecer, pois acelera o metabolismo do organismo, ajudando a gastar mais energias e calorias mesmo quando parado, além de saciar o apetite e contribuir para o bom funcionamento do intestino.
  • Chá verde com amora: Ajuda a diminuir o apetite, a desinchar o corpo e diminuir volume. Isso acontece porque, afinal, este chá contém propriedades diuréticas e aumenta o metabolismo do organismo, ajudando o corpo a gastar mais energias e calorias. 
  • Chá de hibisco com canela: Favorece a queima de gordura, pois ajuda na retenção de líquidos e aumenta o metabolismo. Por conter canela em sua composição, também auxilia no processo digestivo do organismo. 
  • Chá mate com limão:  Aumenta a sensação de saciedade e facilita a queima de gorduras. Além disso, diminui o inchaço e o volume do corpo, pois possui ação diurética, que ajuda na eliminação de líquidos. 
  • Chá de feno-grego e alcachofra: Este ajuda a saciar o apetite, soltar o intestino e aumentar o metabolismo, favorecendo a queima de gorduras e auxiliando na eliminação de líquidos. 

Prepare a sua xícara de Chá!

Com este artigo, pode-se chegar à conclusão que o consumo diário de chá é um ótimo aliado para a sua saúde, bem-estar e qualidade de vida. 

O produto muitas vezes acaba se tornando um tratamento alternativo para aqueles que sofrem com determinados problemas de saúde, mas se deve ter em mente que a bebida não substitui terapias tradicionais. Portanto, manter um acompanhamento médico regular é de suma importância mesmo com o consumo paliativo de chás no dia a dia. 

Conteúdo produzido por Victoria Mechenas, redatora na empresa Clínica Ideal

Leia também