Neste Dia dos Pais, cuide da saúde do seu Pai!

O Dia dos Pais está chegando e, por isso, vamos falar de um tema um pouco mais delicado: a saúde masculina! Confira 3 recados de Especialistas e incentive o seu Pai a se cuidar melhor!


Decidimos aproveitar que as atenções de todos estão se voltando para o Dia dos Pais para tratar de um tema bastante sério: a saúde masculina.

Afinal, por mais que nossos Pais, Avós e outras figuras queridas se esforcem para nos dar sempre exemplos positivos, muitas vezes eles cometem um deslize bastante básico e que pode custar o seu bem-estar.

E você sabe qual é esse deslize?

A negligência com o próprio organismo.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, existe uma grande desigualdade entre homens e mulheres no que diz respeito ao bem-estar e à longevidade.

E isso se deve ao fato de que, em grande parte, a população masculina não se sente confortável para buscar ajuda profissional e adia ao máximo as visitas a Dentistas, Médicos, Psicoterapeutas e outros Profissionais.

Com efeito, os homens tendem não só a evitar pedir ajuda quando não se sentem bem como a omitir informações importantes sobre seu estado de saúde durante as consultas.

E esses fatores são os grandes responsáveis pela diferença na expectativa de vida entre homens e mulheres. Inclusive, há países em que as mulheres chegam a viver 10 anos a mais do que os homens!

Assim, no texto de hoje, viemos te pedir para aproveitar este clima de Dia dos Pais para encorajar seu Pai a cuidar mais da própria saúde e melhorar sua qualidade de vida.

Confira a seguir dicas de Especialistas que estão incentivando Pais por todo o Brasil a praticar o autocuidado!

Autocuidado: um presentão de Dia dos Pais!

Convidamos os Especialistas Dr. Joni Waltrick, Dra. Iris Silva e Clarissa Habib para trazer recomendações imperdíveis para a saúde do seu Pai.

Além disso, também trouxemos o depoimento de um Pai que decidiu mudar o seu estilo de vida e adotar práticas mais saudáveis! Não perca!

Recado do Dr. Joni Waltrick (Dentista) para o Dia dos Pais

Perfil no Instagram do Dr. Joni: @joniwaltrick.

Não há como negar: se é difícil para muitos homens dar o primeiro passo para ir ao Médico, a situação é tão grave quanto quando o assunto é visitar o Dentista.

Conforme evidências científicas, a população masculina também tende a adiar ao máximo as consultas aos Profissionais de Odontologia, o que pode trazer consequências desastrosas.

Por exemplo, devido ao fato de os homens serem biologicamente mais suscetíveis ao desenvolvimento de formas severas de doenças periodontais, o risco de uma perda precoce dos dentes pode se tornar maior.

Além disso, como existe uma relação comprovada entre distúrbios orais e problemas de saúde sistêmicos, como o diabetes e o Alzheimer, a negligência no cuidado com a saúde bucal pode acarretar implicações ainda mais graves para o organismo masculino como um todo.

Por isso, o Dr. Joni Waltrick decidiu aproveitar que o Dia dos Pais está chegando para mandar um recado especial para os homens de plantão:

O Dr. Joni Waltrick é um dos nossos Dentistas-Parceiros!

Recado da Dra. Iris Silva (Farmacêutica e Acupunturista)

Perfil no Instagram da Dr. Iris: @acupunturairis_.

A Dra. Iris Silva, que ultimamente tem se dedicado bastante à arte milenar da acupuntura, também tem uma mensagem importante para os Pais:

“Quando se fala de cuidado da saúde do homem, um dado chama bastante atenção: 60% dos homens só procuram por ajuda quando apresentam algum quadro grave com sintomas bastante avançados.

Isso é resultado de uma cultura que prega que o homem é forte, provedor do lar, aquele que não pode adoecer, pois, do contrário, estará mostrando sinais de fraqueza.

Não há dúvidas de que o melhor remédio é a prevenção. Sempre buscar manter o equilíbrio no corpo e mente, uma alimentação saudável e balanceada. Praticar atividade física regularmente e beber água já são o começo pra uma boa qualidade de vida.

É importante procurar também atividades que lhe conectem com o seu Eu interior, como a meditação. Com toda a correria do dia a dia, fica cada vez mais difícil ouvir o seu corpo e uma hora ele vai te cobrar por isso.

Portanto, quaisquer sintomas apresentados são um sinal do que seu corpo está em desequilíbrio e devem ser investigados.

Contudo, vale lembrar também que existem opções dentro da chamada “Medicina Alternativa” que podem ser bem úteis para o homem que quer iniciar essa jornada de autocuidado.

Um pouco sobre a Acupuntura

Uma delas é, justamente, a acupuntura. Essa Técnica Milenar vai auxiliar na redução do estresse, melhorar a qualidade do seu sono, aliviar problemas gástricos, servir como um potente analgésico e, até mesmo, lhe trazer mais saúde sexual.

Você deve estar se perguntando “Nossa, mas uma agulha pode mesmo resolver tudo isso?” e a resposta é: “Sim, pode!”.

A acupuntura é, afinal, utilizada desde muito antes de a Medicina como conhecemos hoje nascer, tendo aplicações para as mais diversas condições de saúde física e psicológica.

Esse tipo de tratamento tem sido, inclusive, estudado pela Medicina Tradicional por conta dos seus benefícios. Por exemplo, já existe comprovação científica de que o estímulo com agulhas é eficiente para o tratamento de dores crônicas.

Assim, não hesite em acrescentar a acupuntura à sua lista de formas de autocuidado, certo? E tenha um ótimo Dia dos Pais!”

A Dra. Iris Silva é Farmacêutica e Acupunturista de coração!

Recado da Clarissa Habib, formanda em Nutrição

Perfil no Instagram da Clarissa: @clarissahabibnutri

Um dos grandes desafios enfrentados pelos homens no que diz respeito à saúde é a adoção de hábitos alimentares adequados.

Segundo um estudo publicado em 2016, a população masculina tende a incluir menos frutas e vegetais em sua dieta, também demonstrando menos interesse em manter uma alimentação saudável.

Em particular, de acordo com um relatório da Organização Mundial de Saúde, homens tendem a consumir uma quantidade maior de sal do que as mulheres.

Isso é especialmente preocupante devido ao fato de que uma presença excessiva de sal na dieta costuma traduzir-se num risco maior para o desenvolvimento de doenças sistêmicas, como a hipertensão.

Portanto, uma ótima forma de incentivar o seu Pai a assumir hábitos mais saudáveis passa inevitavelmente por uma atenção maior com a dieta dele.

Sendo assim, confira a seguir 4 ótimas dicas de Nutrição preparadas pela Clarissa Habib!

Clarissa Habib traz dicas importantes de Nutrição neste Dia dos Pais!

Agora que você já está por dentro das dicas de Especialistas, veja também o Depoimentos do José Rodrigues, m Pai que está aderindo a um estilo mais saudável!

Depoimento do José Rodrigues Figueiredo, Pai da Carolina e do João Pedro

O José Rodrigues Figueiredo é um dos Pais que decidiram priorizar a sua saúde e tomar decisões em prol de uma maior qualidade de vida.

O desafio que ele enfrentava era um só: a dificuldade de perder peso. A princípio, ele procurou fazer algumas mudanças em sua rotina, como a inclusão de alguns minutos de caminhada.

Entretanto, José eventualmente percebeu que esse exercício não estava sendo suficiente para que ele se sentisse bem.

Foi quando, por sugestão de sua filha, ele concordou em buscar ajuda profissional e consultou uma Nutricionista. Confira a seguir o resto dessa história no Depoimento do José!

“Sempre lutei contra a balança!

Faço caminhadas com certa disciplina, mas a alimentação e a cerveja do fim de semana sempre me presentearam com “surpresas” no indicador da balança.

Nunca consegui bons resultados com dieta e sempre desconfiei do poder dos “conselhos milagrosos” para manter meu peso.

Um dia, por recomendação de minha filha, comecei consultas com uma Nutricionista. Para surpresa minha, Dra. Juliana (a Nutricionista) deu ótimas dicas de reeducação alimentar, mais do que de dieta, que vêm dando muito bons resultados.

Não perdi ainda muitos quilos de peso, é verdade; mas, mais do que isso, estou me sentindo melhor, me alimentando de maneira mais saudável e acreditando que posso viver bem, com saúde, sem os abusos dos meus hábitos passados. Obrigado à Dra. Juliana!”

O José e seu filho, João Pedro, estão juntos por uma vida mais saudável!

E esse foi o nosso post sobre dicas de saúde que seu Pai pode começar a pôr em prática agora mesmo para melhorar a qualidade de vida dele!

Nós, da Carvvo, agradecemos pela participação de todos os Especialistas e Pais que toparam participar deste projeto.

Um Feliz Dia dos Pais a todos!

Leia também