Faça uma Hidratação Caseira e deixe seu cabelo mais brilhante e saudável!

Dica nº7: faça uma Hidratação Caseira para o seu cabelo!

Fios ressecados e quebradiços? Você pode resolver esse problema sem pagar caro (e sem sair de casa!) com uma boa e velha Hidratação Caseira! Confira como você pode aproveitar este período de quarentena para deixar o seu cabelo mais bonito e saudável com 3 receitinhas simples!


Admita. Você já se olhou no espelho durante este período de isolamento e pensou no quão bagunçado o seu cabelo estava e em como você gostaria de estar podendo ao menos aparar as pontas dele num salão!

Isso tem acontecido com todo mundo e não temos uma ideia clara de quando poderemos voltar a frequentar esse tipo de estabelecimento (por sinal, os mais corajosos daqui da Carvvo estão se virando como podem para cortar seu próprio cabelo em casa!).

Contudo, felizmente, há alternativas às quais podemos recorrer para cuidar de nossos fios durante a quarentena e uma delas é a Hidratação Caseira!

Índice

1. Como eu sei que meu cabelo precisa de uma Hidratação Caseira?

2. Entendendo a porosidade do cabelo;

3. Motivos pelos quais o cabelo pode ficar mais poroso;

4. 3 Receitas Simples de Hidratação Caseira:

4.1. Óleo de Coco;

4.2. Mel;

4.3. Casca de banana.

5. P.S. importante!

Como eu sei que meu cabelo precisa de uma Hidratação Caseira?

De um modo geral, costumamos perceber quando existe algo de errado com o nosso cabelo. Quando ele começa a cair em excesso, por exemplo, ou a ficar praticamente impossível de pentear por causa do frizz, fica fácil notar que precisamos tomar uma atitude!

No entanto, se ainda não tiver certeza de que seu cabelo está mesmo precisando de uma boa Hidratação Caseira, você pode fazer um teste bem simples para descobrir!

  1. Lave o seu cabelo apenas com shampoo;
  2. Encha um copo com água;
  3. Assim que o seu cabelo secar, arranque 1 fio;
  4. Coloque o fio sobre a água e aguarde um pouco.

Basicamente, o modo como o seu fio interagir com a água vai ser um indicativo do quão poroso ele está. A imagem abaixo nos mostra como você pode descobrir a porosidade do seu cabelo:

Faça o teste do copo e descubra quão poroso está o seu cabelo! Fonte: Fique Diva.
  1. Se o seu fio de cabelo flutuar um pouco antes de descer ao fundo do copo, isso significará que ele deve ter uma porosidade baixa;
  2. Caso o seu fio permaneça mais ou menos na metade do copo, ele provavelmente terá uma porosidade média (ou seja, é bem capaz de estar tudo OK com o seu cabelo e que ele só precise de uma hidratação completa eventualmente!);
  3. Por fim, se o fio descer muito rapidamente ao fundo do copo, isso será uma evidência de que ele tem uma porosidade elevada.

E o que a porosidade tem a ver com o estado do cabelo?

A porosidade do cabelo se relaciona com a sua capacidade de perder ou reter umidade. Assim, ela reflete o quão saudáveis os seus fios tendem a se manter!

Fios pouco porosos não têm muito espaço para absorver umidade e, por conta disso, eles são difíceis de hidratar. Logo, este tipo de fio pode se dar bem com uma Hidratação Caseira que utilize agentes umectantes!

Da mesma maneira, porém, cabelos com porosidade baixa também demoram mais a ficar secos, pois a umidade interna deles não atravessa as cutículas com facilidade.

Por outro lado, fios bastante porosos perdem nutrientes e água na mesma rapidez com que os absorvem. Eles são mais propensos a sofrer quebras e a permanecer num estado de frizz, sendo mais trabalhoso estilizá-los. Devido a isso, o cabelo mais poroso precisa ainda mais de hidratação e condicionamento adequados!

É importante avisar que, além dos tratamentos que vamos te ensinar a fazer neste texto, você possivelmente precisará fazer uma reconstrução capilar, a depender do quão danificados estejam os seus fios. Mas não se preocupe: pode ser que você consiga resolver esse problema com outro procedimento caseiro!

Observação: embora um excesso de porosidade possa ser causado por danos ao cabelo, muitas vezes ele é atribuído a fatores genéticos. Nesses casos, a solução é a mesma: tratar os seus fios de forma a compensar eventuais “desequilíbrios” de porosidade!

Algumas razões pelas quais seu cabelo fica danificado e mais poroso

Um dos motivos que levam ao danificamento dos fios é a falta de uma nutrição adequada. Em outras palavras, aliar à sua rotina de cuidados capilares uma dieta balanceada será o primeiro passo para garantir que o seu cabelo fique sempre forte e brilhante.

Além disso, muitos hábitos e produtos de higiene e beleza podem interferir na aparência e na saúde das nossas madeixas.

Um desses hábitos é o de tomar banho com água quente (no caso de cabelos com porosidade média a alta). Por mais que um banho quentinho seja tentador, a temperatura acaba provocando uma maior abertura das cutículas dos fios.

Isso faz que o efeito de limpeza dos shampoos seja aumentado e que o cabelo possa terminar perdendo nutrientes importantes.

Outro erro muito comum é lavar todos os dias ou utilizando produtos ricos em sulfatos potentes. Ao fazer isso, você também estará “limpando demais” o seu couro cabeludo.

Para piorar, muitas vezes essa higienização extra tem um efeito oposto ao pretendido.

Ao remover excessivamente a oleosidade do seu cabelo, você acaba estimulando as glândulas sebáceas (estruturas microscópicas da pele que produzem o sebo) a liberar ainda mais sebo, deixando os fios mais oleosos do que o que eles estavam antes!

Portanto, podemos dizer que prestar atenção ao modo como você lava e cuida do seu cabelo é tão importante quanto seguir as receitas de Hidratação Caseira que vamos te ensinar a seguir!

Ah, e não se esqueça: caso seu cabelo seja mais poroso, será melhor que você o condicione com mais frequência!

Já se o seu cabelo for pouco poroso, usar uma toalha umedecida com água quente na hora de fazer a sua Hidratação Caseira pode melhorar os resultados do procedimento! Afinal, a temperatura vai facilitar a abertura das cutículas, compensando a baixa porosidade.

3 Receitas simples de Hidratação Caseira

1. Hidratação com Óleo de Coco

Para quem serve: aposte no óleo de coco se o seu cabelo tiver uma porosidade de média a alta!

Como fazer:

  1. Aplique o óleo de coco sobre os cabelos não lavados antes de dormir;
  2. No dia seguinte, lave os cabelos normalmente e finalize como desejar!

O vídeo a seguir te ajuda a tirar quaisquer dúvidas sobre a “umectação noturna” dos fios!

Benefícios:

Segundo um estudo publicado em 2003, o óleo de coco é capaz de melhorar o condicionamento tanto de cabelos danificados como de fios saudáveis através de sua capacidade de prevenir que a estrutura capilar perca proteínas, agindo de modo a promover um maior selamento das cutículas.

Além disso, esse óleo se destaca por sua atividade antifúngica, o que pode contribuir que o couro cabeludo se mantenha livre de caspas. Por fim, o óleo de coco consegue penetrar os fios com mais facilidade do que outros agentes condicionantes, o que pode torná-lo uma ótima alternativa para o combate às pontas duplas!

2. Hidratação com Mel

Para quem serve: todos os tipos de cabelo podem se beneficiar da Hidratação Caseira com mel! Entretanto, ela é particularmente útil para pessoas cujos fios são pouco porosos.

Como fazer:

  1. Aplique uma xícara de mel sobre todo o seu cabelo e deixe o material agir por 20 minutos;
  2. Enxágue e lave os cabelos como de costume, finalizando o processo da maneira que preferir!

Você pode conferir um tutorial de como hidratar seu cabelo com mel (e açúcar!) assistindo ao vídeo abaixo:

Benefícios:

De acordo com um artigo de 2013, o mel possui propriedades antibacterianas, antioxidantes, anti-inflamatórias e cicatrizantes, dentre outras. E é graças ao seu potencial de acelerar a cicatrização que esse produto natural pode auxiliar o seu cabelo a crescer mais rapidamente!

Na verdade, o mel promove a multiplicação de células da pele, como as que formam os folículos capilares, além de combater bactérias e impurezas que prejudiquem o desenvolvimento dos fios.

Como se não bastasse, esse material é muito rico em vitaminas, minerais e outros compostos responsáveis por manter o cabelo condicionado, atuando também como um umectante (produto capaz de reter a umidade)!

É interessante acrescentar que o mel possui peróxido de hidrogênio em sua composição, que é um dos ingredientes mais utilizados para fazer descolorações capilares.

Ou seja, se você estiver procurando por uma forma natural e menos drástica de clarear um pouco o seu cabelo, pode tentar deixar o mel sobre ele por mais tempo!

P.S.: Você sabia que o peróxido de hidrogênio é um dos principais agentes clareadores usados por Dentistas? Pois é: essa substância também é capaz de agir sobre a estrutura dos dentes. Você pode conferir mais informações sobre esse processo neste texto.

3. Hidratação com Casca de Banana

Para quem serve: a casca de banana está liberada para todos os tipos de fios!

Como fazer:

  1. Coma uma banana (você já estará aproveitando todos os benefícios da ingestão dessa fruta!) e separe as partes da casca;
  2. Com o cabelo seco, passe a parte branca da casca sobre a raiz, deixando que os pedaços vão se soltando. Você pode separar o cabelo em mechas, caso prefira: o importante é que toda a sua raiz tenha contato com a casca da banana;
  3. Massageie delicadamente o couro cabeludo com as pontas dos dedos, prenda o cabelo e aguarde entre 15 minutos e meia hora;
  4. Lave o cabelo e finalize como de costume.

Você pode também testar essa segunda receitinha, explicada pela Lu Paganelli:

Benefícios:

Em primeiro lugar, já há comprovação científica de que a casca da banana é eficaz no combate aos fungos que afetam o couro cabeludo! Ou seja: pode dizer “adeus” à caspa!

Ademais, a casca da banana exibe uma forte atividade antioxidante, mostrando-se capaz de prevenir o envelhecimento capilar (para conferir um artigo científico que trata especificamente da função de antioxidantes sobre o bem-estar do cabelo, é só clicar aqui).

Por último, a casca da banana também é muito rica em vitaminas e minerais importantes para a saúde, garantindo ainda mais proteção e brilho para o seu cabelo!

Atenção: essas receitinhas foram adaptadas de postagens lá do blog da SalonLine e do blog Tamaravilhosamente!

P.S.:

Devemos reforçar que, caso o seu cabelo esteja extremamente danificado, o jeito será fazer uma reconstrução profissional, pois as receitinhas caseiras que ensinamos neste texto não serão suficientes para recuperar os fios. Assim, não se esqueça de consultar periodicamente um profissional capacitado e de dar um pulinho no salão depois que a quarentena acabar!

E este foi o nosso post sobre como fazer a sua Hidratação Caseira e deixar seu cabelo bonito e saudável mesmo durante a Quarentena! Fique de olho nas novidades do nosso blog e continue praticando o autocuidado.

Um abraço e até a próxima!

Leia também