Aprenda a fazer o home office com estilo!

Como manter a produtividade no home office!

Nestes tempos de quarentena, é muito comum que as pessoas estejam tendo que trabalhar de casa, fazendo o famoso “home office”! Por isso, separamos 3 dicas para te ajudar a focar e produzir bem mesmo fora do seu ambiente normal de trabalho. Confira!


Enfrentar o isolamento social por si só já é um grande desafio!


Afinal de contas, ficamos sem poder sair e interagir de perto com as pessoas que amamos, o que gera um clima de ansiedade e insegurança.


Além disso, nossa rotina de trabalho parece virar de cabeça para baixo: de repente, aqueles que, por sorte, podem executar suas tarefas virtualmente passam a ter que adotar o home office para continuar produzindo (como o pessoal daqui da Carvvo)!


Nestas circunstâncias, precisamos nos readaptar e aprender a ver nossa casa como um lugar diferente: uma espécie de “segundo escritório”, no qual devemos manter toda a nossa dedicação.


E é natural que surjam algumas barreiras neste processo.

Por exemplo, às vezes bate aquela vontade de acordar mais tarde, já que não vamos precisar sair para trabalhar.


Ou então a tentação de assistir a um filme na Netflix e “empurrar o serviço com a barriga” começa a ficar mais forte.


Assim, devido a todos esses “obstáculos” que nossa mente cria durante o home office, nós da Carvvo, decidimos compartilhar com você neste post nossa estratégia para driblar nossa mente e seguir com uma rotina produtiva!


Confira agora nossas 3 dicas para manter a produtividade durante o home office!

3 dicas para manter a produtividade no home office!

1. Aja como se você estivesse, de fato, indo trabalhar normalmente

Não adianta discutir: nosso cérebro tem uma grande capacidade de reagir a estímulos comportamentais e visuais, e ele vai naturalmente associar nossa casa a um lugar de conforto e descanso!

Assim, no começo, será mais difícil para você convencer a sua mente de que ela precisa utilizar um espaço que ela entende como um local de diversão ou relaxamento como um lugar de trabalho.

Porém, à medida que o tempo for passando, trabalhar de casa poderá se tornar cada vez mais simples – e eficiente!

Basta que você tome alguns cuidados, como o de não mexer muito na sua rotina:

1. Acostume-se a acordar na mesma hora em que você levantaria caso precisasse sair para trabalhar.

2. Além disso, procure não fazer o seu home office vestindo pijamas ou roupas que você não usaria num dia normal de serviço;

3. Evite distrações e converse com a sua família explicando que, dentro do seu horário de trabalho, você não estará disponível. Nem mesmo para ver vídeos de gatinhos no YouTube!

Seguindo essas dicas (e as próximas das quais falaremos), você conseguirá manter o seu foco e sua produtividade em alta de maneira muito mais simples!

Homem se arrumando para fazer home office
Mesmo que, na prática, você não esteja indo a lugar algum para trabalhar, a intenção é o que conta!

E isso ocorrerá porque você estará reeducando seu cérebro e criando um novo hábito: o de trabalhar em casa.

Deste modo, você “explicará” à sua mente que o home office é viável (o que é bem verdade!).

Para te ajudar a se convencer do quanto isso é possível, trouxemos um artigo da Universidade de Stanford de acordo com o qual, para trabalhos que permitem sua realização, o home office pode trazer um aumento na produtividade!

Esse fato seria explicado, por exemplo, pela menor quantidade de tempo investido no deslocamento até o escritório, o que permite ao funcionário desempenhar sua função por períodos mais longos!

2. Crie um “Sistema de Recompensas do Home Office

Aqui vai uma dica de ouro para muitas atividades, incluindo o home office!

Acontece que o nosso cérebro trabalha muito bem com “sistemas de recompensa”, dependendo deles para diversas atividades, como a alimentação!

Basicamente, estamos sempre em busca da liberação de um hormônio conhecido como “dopamina”, que é um dos responsáveis por nos dar uma sensação de bem-estar e contentamento!

Esse hormônio desempenha um papel até mesmo na prevenção de quadros depressivos, sendo um importante alvo de estudos na Psiquiatria moderna.

Mas, o que isso tudo tem a ver com a produtividade?

A questão é que você pode “hackear” sua mente e
criar um sistema de recompensas associado a um trabalho bem-feito
.

Inclusive, esta redatora que vos escreve é adepta desta técnica há vários anos, tendo-a batizado de “Sistema do Cavalo e da Cenoura“!

Esse sistema funciona da seguinte maneira:

1. Selecione algo que você gosta muito de fazer, como jogar um game, ler um livro ou assistir a uma série na Netflix;

2. Defina essa coisa como o seu “prêmio” após realizar todas as tarefas do dia.

Por exemplo, você pode pensar “Eu só vou assistir ao episódio 7 do The Witcher após finalizar todas as minhas tarefas de hoje”.

Acredite: esta tática funciona muito bem e só vai te trazer bons resultados!

Ah, se você estava se perguntando o porquê do nome “Cavalo e Cenoura”, aqui vai a explicação: é como se a pessoa praticando a técnica fosse um cavalo e a cenoura fosse o seu “prêmio”. Soa tosco, mas resolve o problema!

Fazer home office é uma arte. Por isso, eu sigo o sistema do "cavalo e da cenoura"!
E aí? Partiu trabalhar?

3. Conecte-se mais com os seus colegas de trabalho

Tudo fica mais fácil quando temos o apoio de outras pessoas, não é mesmo? Principalmente se essas pessoas forem nossos amigos!

Por isso, procure sempre estar em contato com seus colegas de trabalho e disponha-se a ajudá-los e ser ajudado por eles durante este período.

Reuniões pelo Google Meet ou pelo Zoom serão mais do que bem-vindas na quarentena e poderão fazer a diferença na sua produtividade!

Em primeiro lugar, manter seu grupo de trabalho unido virtualmente vai lhe dar uma sensação de que seu home office é mais “oficial”.

Isto quer dizer que você vivenciará mais o ambiente familiar de convívio com os seus colegas e deixará seu cérebro ligado no “modo produtivo”.

 

 

O “Google Meet” é uma ferramenta de videoconferência muito eficiente e simples de usar! Reprodução: Indiana Express.

Além disso, o fato de você poder trocar ideias e experiências com seus colegas te dará uma maior sensação de segurança e acolhimento, diminuindo a solidão que costuma vir quando trabalhamos de casa por muito tempo.

E a melhor parte é que, para facilitar a nossa vida, muitas ferramentas de videoconferência estão retirando o limite de tempo de suas reuniões e tornando-as 100% gratuitas.
 
Por exemplo, o Google Meet, que citamos há pouco, tem capacidade para que até 250 pessoas se reúnam online e, durante o período da pandemia, permitirá que os encontros aconteçam sem qualquer restrição! 

Assim, aposte sempre que puder nas reuniões virtuais e não se esqueça de compartilhar com seus companheiros como está sendo a sua experiência de home office e como vocês podem se manter produtivos e felizes mesmo a distância!

E este foi o nosso post sobre como ser mais produtivo durante o home office!

Fique de olho nas novidades do nosso blog e não se esqueça de seguir as recomendações do nosso Ministro da Saúde para manter a si e aos seus parentes em segurança!

Um abraço e até a próxima!

P.S.: Caso esteja precisando de boas notícias para animar o seu dia e reduzir todo esse estresse sobre o Coronavírus, dê uma olhadinha no nosso perfil do Instagram!

Estamos compartilhando notícias positivas e que nos enchem de esperança em relação a estes tempos complicados. Vamos passar por essa juntos, OK?

Leia também