Atenção! Clique para descobrir tudo sobre os ingredientes secretos do Carvvo!

Bem, na verdade, eles não são tããão secretos assim. Você certamente deve conhecê-los e pode ter se perguntado diversas vezes por que nós os adicionamos à receita do nosso pozinho. Acontece que a argila kaolin e o óleo essencial de laranja não estão no Carvvo só de enfeite! Cada componente do nosso produto desempenha sua própria missão quando o assunto é cuidar dos seus dentes ou mesmo clareá-los! Se já está se mordendo de curiosidade, é só abrir um belo sorriso e rolar a barrinha!


Se você já estava achando difícil de engolir toda aquela história de “carvão que clareia os dentes”, deve ter levado uma bela surpresa ao descobrir que o carvão ativado não estava sozinho em nosso pote! Afinal de contas, o pó de Carvvo também é composto por argila kaolin e óleo essencial de laranja!

Caso não faça ideia de como esses dois ingredientes vieram parar na composição do nosso dentifrício ou de como eles podem ser excelentes aliados da sua saúde bucal, confira aqui as propriedades “mágicas” da argila e do óleo para o cuidado com seus dentes!

Os três ingredientes do Carvvo: carvão ativado, argila kaolin e óleo essencial de laranja!
Para dar aquela refrescadinha na memória, aqui estão as “ibagens” dos ingredientes!

Ingrediente “secreto” nº1 – argila kaolin

Primeiramente, falaremos um pouco sobre a argila kaolin. Também conhecida como “argila branca” ou “argila da China”, este mineral recebe o nome das montanhas nas quais ele é encontrado e sua fama vem de seus inúmeros benefícios estéticos e usos medicinais!

Da mesma maneira que o carvão ativado, a argila kaolin possui a capacidade de adsorver impurezas (você pode conferir mais informações sobre o processo de adsorção clicando aqui), funcionando como um poderoso agente desintoxicante e removedor de manchas

Somente para citar algumas das comprovações científicas do sucesso desse pó branco, podemos trazer a utilização histórica de argilas em geral como armas contra as bactérias!

Em termos mais específicos, os minerais do grupo kaolin são particularmente eficientes devido ao fato de possuírem grãos muito pequenos (em breve, traremos um post explicando melhor sobre a importância do tamanho dos grãos) e uma elevada capacidade de atrair partículas de sujeira e arrastá-las consigo.

Essas propriedades se refletem no motivo de os caulinitas (nome dado a minerais encontrados na argila kaolin) serem utilizados para a remoção do excesso de oleosidade da pele e, também, de secreções, toxinas e outros contaminantes que possam deixar o seu rosto com aquelas manchas e marcas desagradáveis. É por isso que sempre vemos diversas máscaras faciais formadas por componentes minerais nas farmácias!

Além disso, a pesquisadora Isabel Carretero, da Universidade de Sevilha, realizou um estudo aprofundado tanto sobre a ação estética das argilas quanto sobre o seu emprego como medicamento de uso oral!

É exatamente isto que você leu: os minerais kaolin têm uso medicinal comprovado como guardiões do seu sistema digestivo, sendo uma verdadeira “muralha da china” contra sintomas desagradáveis como a diarreia.

Assim como o Gandalf, a argila kalin também não deixa que seres malignos passem!
Bactérias! VOCÊS NÃO VÃO PASSAR!

A argila kaolin, segundo esse mesmo estudo, tem inclusive a capacidade surpreendente de adsorver bactérias e vírus, revelando-se uma ferramenta poderosa para a sua saúde.

Você já deve estar imaginando o que uma maravilha dessas deve ser capaz de fazer pelos seus dentes, não? Pois pode se preparar: há embasamento científico de sobra para o uso desse mineral na higienização da sua boca!

Esta informação não é tão conhecida, mas os cremes dentais disponíveis no mercado já contêm minerais em sua formulação. Este foi um dos fatos aproveitados pela IAOMT (International Academy of Oral Medicine and Toxicology, “Academia Internacional de Medicina Oral e Toxicologia”) para justificar uma primeira análise da possibilidade do uso da argila kaolin na odontologia.

Os membros dessa associação são, desde 2016, encorajados a considerar os benefícios desse pó para a saúde em geral.

O interesse de acadêmicos nos possíveis usos para a higiene bucal da argila kaolin conta ainda com um aliado de peso: dois dentistas em início de carreira decidiram, há mais de 10 anos, fabricar uma pasta de dentes à base de caulinitas.

Inicialmente desenvolvido como uma brincadeira da dupla, o dentifrício popularizou-se rápido por conta dos impressionantes resultados dos clientes e isso se tornou uma grande motivação para estudos e testes de segurança e eficiência

Hoje a marca encontra-se consolidada no mercado e dispõe de várias pesquisas e comprovações de sua capacidade de polir o esmalte do dente sem o desgastar e, também, de remover manchas tão bem ou melhor do que uma pasta de dentes convencional.

De acordo com os documentos fornecidos pelos criadores do produto supervisionado pelo cientista e dentista Mark Putt, seu creme dental feito com argila kaolin superou em polimento 26 dentifrícios concorrentes e conseguiu fazer isso mesmo sendo muito menos abrasivo (para saber mais sobre a abrasividade, é só clicar aqui).

Até o caubói do seriado está surpreso!
Puxa! Tudo isso??

Para fazer um resumo da ópera, listamos aqui as três utilidades da argila kaolin que foram fundamentadas acima:

  1. Limpeza de pele;
  2. Proteção do estômago e do intestino;
  3. Polimento dos seus dentes e auxílio à saúde bucal.

É interessante reforçar que todos esses “poderes mágicos e fenomenais” do pozinho têm relação com a sua capacidade de atrair para si as impurezas e arrastá-las consigo, de maneira bastante similar à ação do próprio carvão ativado!

Ingrediente “secreto” nº2 – óleo essencial de laranja

A esta altura você deveria estar se perguntando quando começaríamos a falar do outro ingrediente secreto (que não é tão secreto assim, pois está até na nossa página inicial)! Pois bem, a hora chegou!

É com um sorriso sincero que vamos falar sobre os benefícios do óleo essencial de laranja não só para a saúde bucal como até para o seu bem-estar psicológico.

Óleos essenciais podem ser definidos como extratos concentrados de compostos químicos obtidos a partir de partes de plantas. O que isso significa é que eles possuem as propriedades bioquímicas dos vegetais de origem “em força total”, sendo por isso largamente utilizados para fins medicinais.

De modo similar à argila kaolin, esses óleos são verdadeiras ferramentas multiúso para a sua saúde!  

Este estudo conduzido por pesquisadores de duas universidades nigerianas traz informações sobre os métodos de obtenção e os principais usos dos óleos essenciais. Os estudiosos afirmam que esses ingredientes naturais são empregados como matéria-prima em diversas áreas, tais como a fabricação de perfumes e cosméticos, temperos e até inseticidas.

Os óleos são literalmente essenciais no campo da medicina e das terapias alternativas. Uma dessas maneiras de aproveitá-los como suporte aos cuidados com a saúde é um tipo de tratamento conhecido como aromaterapia.

A aromaterapia consiste na utilização dos vapores desses óleos para a prevenção, o tratamento ou a cura de doenças, infecções e outros males.

Praticantes da aromaterapia defendem que inspirar o perfume dos óleos é uma prática eficiente para o controle do sistema nervoso.

Os aromas desempenham a função de tranquilizar o nosso cérebro e há relatos de seu uso para o tratamento de desordens neurológicas como a epilepsia. No entanto, estas propriedades incríveis são apenas a ponta do iceberg de benefícios dos óleos essenciais!

Gatinho relaxando enquanto inspira o aroma da natureza.
Você pode seguir o exemplo do gatinho e inspirar o perfume da natureza!

O poder dos óleos essenciais que despertou a nossa atenção ao ponto de querermos incorporá-los ao Carvvo encontra-se na sua imensa atividade bactericida.

Esses compostos de plantas são verdadeiros exterminadores de bactérias, sendo até comparados em eficiência com os métodos tradicionais de prevenção de cáries e de muitas outras doenças.

Os óleos essenciais têm destaque por sua ação antifúngica, antibacteriana, antiviral, antioxidante e são usados até mesmo em tratamentos contra o câncer.

Um grupo de cientistas conduziu uma investigação aprofundada da capacidade dos óleos de destruir bactérias e concluiu que eles poderiam ser bastante úteis para o tratamento de doenças causadas por micro-organismos.

Especificamente em relação ao potencial desses ingredientes para a higienização oral, já há estudos sugerindo que enxágues com óleos essenciais são tão eficazes no controle da placa bacteriana quanto os realizados com produtos tradicionais, como enxaguantes à base de flúor e clorexidina (um produto químico antisséptico).

A vantagem fundamental dos óleos essenciais é que eles podem limpar a sua boca sem os efeitos colaterais desagradáveis ou mesmo perigosos das técnicas comumente adotadas.

Hoje já é sabido que o flúor é um produto altamente controverso e novas pesquisas contraindicando o seu uso mesmo nas quantidades ditas “seguras” surgem com frequência. Além disso, a clorexidina é famosa por deixar manchas nos dentes após alguns dias de utilização.

Até mesmo os pugs estão ficando nervosos com essas notícias sobre o flúor!
Nosso time encontrou este pug chocado com as notícias sobre o flúor!

Para esquematizar, aqui vai uma pequena listinha com benefícios dos óleos essenciais (em particular, do de laranja):

  1. Efeito antidepressivo;
  2. Ação antioxidante, antifúngica, antibacteriana e antiviral;
  3. Melhoria do hálito e controle de placa.

É importante reforçar que você não deve sair por aí comprando vidrinhos de óleo essencial para derramar um bocado em sua escova de dentes (que, esperamos, terá cerdas macias e cheias de carinho).

Por serem muito fortes, esses óleos devem ser empregados em quantidades específicas para que você possa aproveitar toda a capacidade protetora deles sem correr o risco de sentir incômodos na gengiva ou apresentar uma reação indesejada. Como ocorre em diversos campos da vida, o sucesso depende da dose!

Por isso, pode despreocupar a sua cabeça e confiar no Carvvo! Adicionamos o nosso super óleo essencial de laranja à receita na quantia adequada e segura para garantir que seu sorriso ficará a cada dia mais bonito!

E o resultado? Um produto top!

Agora que apresentamos melhor os outros ingredientes do Carvvo, podemos dizer com todo o orgulho que nosso pozinho é mesmo top!

Unimos as propriedades de adsorção e controle de micróbios do carvão ativado, da argila kaoline do óleo essencial de laranja para criar o primeiro clareador dental 100% natural do Brasil, que está sempre se provando uma escolha eficiente e segura para cuidar do seu sorriso!

Pote de Carvvo
Acrescente o Carvvo à sua rotina de higiene bucal e veja a diferença!

Se você quer se proteger das cáries, livrar-se do mau hálito, clarear seus dentes e ainda fazer tudo isso sem sair de casa e por um precinho camarada, a solução está bem aqui! Para mais informações sobre como cuidar bem do seu sorriso, confira 10 coisas que fazem bem aos seus dentes e 10 que podem prejudicá-los!

Como sempre dizemos, nós, da Carvvo, temos a missão de multiplicar sorrisos por todo o Brasil! Venha sorrir com a gente!!

Para saber mais:

  1. https://www.self.com/story/alternative-toothpastes-do-they-work
  2. https://healthynews24.com/benefits-of-using-kaolin-clay/
  3. https://almostexactlyblog.com/2013/07/26/homemade-tooth-powder-remineralizing-and-whitening/
  4. https://beautymunsta.com/beauty-benefits-of-kaolin-clay/
  5. https://orawellness.com/whats-the-safest-and-most-effective-abrasive-for-naturally-whiter-teeth/
  6. https://naha.org/explore-aromatherapy/about-aromatherapy/what-are-essential-oils
  7. https://www.drstevenlin.com/14-ways-to-get-rid-of-bad-breath-naturally/
  8. https://www.organicfacts.net/health-benefits/essential-oils/orange-essential-oil.html
  9. http://www.tamura8148.net/clinic-aromatherapy.html

Publicações científicas:

  1. http://www.locus.ufv.br/bitstream/handle/123456789/9362/texto%20completo.pdf?sequence=1
  2. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5456241/
  3. https://www.researchgate.net/publication/257399141_Antifungal_activity_of_orange_Citrus_sinensis_var_Valencia_peel_essential_oil_applied_by_direct_addition_or_vapor_contact
Leia também