Aprenda a fazer um Ovo de Páscoa Saudável!

Aprenda a fazer o seu Ovo de Páscoa Saudável!

Se você estava procurando algo diferente e divertido para fazer a quarentena, aqui vai a boa notícia! Aproveite que a Páscoa está chegando para fazer um Ovo de Páscoa Saudável 100% caseiro!


Em tempos de quarentena por causa do coronavírus, é normal que você esteja literalmente “caçando o que fazer”!

Afinal de contas, o fato de que ninguém está podendo sair de casa contribui para gerar um quadro de estresse e tédio que não só pode como deve ser vencido!

Por isso, decidimos aproveitar que a Páscoa está chegando para te ensinar uma receita de Ovo de Páscoa Saudável bem simples e divertida para você fazer neste período de isolamento social!

Receita de Ovo de Páscoa Saudável

Antes de te ensinar a fazer o seu Ovo de Páscoa Saudável, faremos uma breve observação!

Por mais que os ingredientes dele tenham benefícios para a saúde (como vamos explicar melhor no final do texto), a máxima do “nada em excesso faz bem” também se aplica ao seu ovo caseiro!

Assim, aproveite para dividir o Ovo de Páscoa Saudável que você vai fazer com a sua família (com certeza ele ficará ainda mais gostoso quando compartilhado)! 😃

Nesta quarentena, aproveite para fazer um Ovo de Páscoa Saudável!
O coelhinho precisa de sua ajuda para fazer Ovos de Páscoa Saudáveis na quarentena!

Materiais

1. Fôrma com molde de ovo de 350 g (como esta);

2. Panela para banho-maria;

3. Colher ou pincel de cozinha (para espalhar o cacau na fôrma de ovo);

4. Faca (para aparar os excessos de chocolate nas bordas da fôrma);

5. Tábua de cozinha para apoiar a fôrma.

Ingredientes

1. 350 g de cacau em pó, equivalentes a cerca de 3 copos americanos (de preferência, orgânico, como o da Mãe Terra);

2. De 1 a 3 copos de xilitol (um adoçante natural que é 40% menos calórico do que o açúcar e faz bem para a saúde!), a depender do quão doce você prefira que o seu Ovo de Páscoa Saudável fique!

3. 15 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem (equivalentes a 220 mL, proporção estimada a partir da sugestão de outra receita, disponível neste link. Você vai descobrir por que o seu ovo não só pode como deve levar azeite ao final deste texto!);

4. Por fim, 7 colheres de chá de canela em pó (esta estimativa foi feita com base numa receita de chocolate com canela da Nestlé).

Modo de Preparo do seu Ovo de Páscoa Saudável

1. Primeiramente, derreta o cacau em pó em banho-maria, a fogo baixo;

2. Adicione o xilitol, o azeite de oliva e a canela, mexendo bem até que o a mistura fique uniforme;

3. Em seguida, espalhe uma camada da sua mistura na fôrma de ovo com o auxílio de uma colher ou pincel de cozinha. Tome cuidado para não deixar “espaços vazios” na fôrma;

4. Apoie a fôrma (virada para baixo) sobre uma tábua de cozinha e leve-a à geladeira. Aguarde 10 minutos;

5. Então, retire a fôrma e espalhe nela mais uma camada do seu chocolate saudável. Retorne a mistura à geladeira e aguarde por mais 10 minutos;

6. Por fim, repita esse procedimento uma última vez e espere até que o chocolate fique firme e opaco.

7. Siga o passo a passo novamente para fazer a segunda metade do seu Ovo de Páscoa Saudável (se você tiver uma segunda fôrma, seu trabalho ficará bem mais fácil, já que você não precisará esvaziar a primeira);

8.Com a ajuda de uma faca, apare os excessos de chocolate da(s) borda(s) da(s) fôrma(s);

9. Vire a(s) fôrma(s) para baixo numa superfície limpa e lisa;

10. Faça uma leve pressão no fundo da(s) fôrma(s) para ajudar a “soltar” a(s) metade(s) do seu ovo;

11. Prontinho! Agora é só ajeitar as bordas e montar o seu Ovo de Páscoa Saudável!

P.S.: Nossa referência para o modo de preparo foi um post do portal Comidinhas do Chef!

Benefícios dos Ingredientes do seu Ovo de Páscoa Saudável

Sabe o que é melhor do que comer chocolate na Páscoa? Comer um chocolate saudável na Páscoa!

Todos os ingredientes da nossa receitinha foram cuidadosamente selecionados para trazer a maior quantidade possível de benefícios para o seu organismo (contanto que você não passe do ponto e coma demais, é claro!).

Confira a seguir as vantagens que o seu Ovo de Páscoa Saudável traz para você!

Cacau

Não foi à toa que o cacau foi reverenciado pelos astecas como uma bebida divina.

Séculos após a extinção do referido povo mesoamericano, os cientistas descobriram que, de fato, o cacau apresentava inúmeros benefícios para a saúde!

Antes de mais nada, esse alimento destaca-se por possuir uma imensa quantidade de antioxidantes em sua composição.

Os antioxidantes são substâncias responsáveis por assegurar que o seu organismo não vai envelhecer precocemente.

Ademais, eles também são uma importante proteção contra inflamações e doenças perigosas, como o câncer.

Esses compostos previnem a ocorrência de erros na duplicação do DNA, reduzindo as chances de uma célula tornar-se cancerígena.

O cacau é um dos principais ingredientes para um Ovo de Páscoa Saudável!
Pois é: os astecas tinham toda a razão ao considerar o cacau um “alimento divino”!

Alguns benefícios adicionais impressionantes do cacau são:

1. Sua capacidade de prevenir distúrbios cerebrais, como a depressão, pois o cacau estimula a produção de serotonina, um hormônio relacionado ao bem-estar.

Esse alimento também regula os níveis de óxido nítrico, um composto responsável por otimizar o bombeamento de sangue para as diferentes partes do organismo, incluindo o cérebro;

2. Prevenção de complicações decorrentes do diabetes, visto que o cacau age como um modulador do sistema endócrino (sistema que envolve a produção de hormônios), ajudando a ajustar os níveis de ácidos graxos no organismo e a promover um melhor aproveitamento da insulina;

3. Por fim, o cacau também traz benefícios incríveis para a sua saúde bucal! De acordo com uma revisão de literatura de 2013, esse alimento é capaz de inibir a formação de placa e a ocorrência de lesões cariogênicas.

Isso se dá através de uma interferência que as substâncias presentes no cacau exercem sobre o metabolismo dos micro-organismos que causam a cárie, reduzindo sua capacidade de produzir ácidos!

Aviso!

É importante notar que todos esses benefícios estão relacionados com um cacau puro, que não foi adoçado com açúcares comuns!

Evitar alimentos ricos em açúcar é uma das melhores escolhas que você pode fazer para melhorar a sua dieta. 😉

Azeite de Oliva

Se você estava se perguntando por que raios sugerimos que você adicionasse azeite de oliva ao seu chocolate, aqui vai a explicação!

Acontece que o azeite de oliva possui muitas propriedades benéficas para a saúde.

Por exemplo, de acordo com um artigo publicado em 2018, esse azeite exerce uma função anti-inflamatória, anti-oxidante e vasodilatadora, contribuindo para prevenir problemas cardiovasculares.

Além disso, seu emprego em chocolates já tem sido recomendado por especialistas de todo o mundo.

Um estudo conduzido com pacientes que apresentavam fatores de risco para o desenvolvimento de distúrbios do coração comprovou que acrescentar azeite de oliva ao chocolate amargo promovia um aumento da quantidade de Células Progenitoras Endoteliais no sangue.

Essas células são muito importantes para garantir a saúde do coração, pois são elas que promovem o reparo do revestimento dos vasos sanguíneos e contribuem para que o bombeamento do sangue ocorra de forma adequada.

Por isso, não hesite em adicionar o azeite de oliva ao seu Ovo de Páscoa Saudável (e à sua dieta)!

Acrescente o azeite de oliva ao seu Ovo de Páscoa Saudável para ter ainda mais benefícios para a sua saúde!
Quem diria que azeite de oliva e chocolate combinariam tanto?

Xilitol

Se você ama doces, mas não quer correr o risco de desenvolver uma cárie por causa deles, a solução chegou (e ela se chama “xilitol”)!

O xilitol é um tipo muito especial de açúcar encontrado em diversos vegetais e frutas.

Apesar de sua capacidade de adoçar alimentos ser bastante elevada, esse composto não interfere nos níveis de açúcar e insulina do sangue.

Em outras palavras, o xilitol não provoca uma concentração excessiva de glicose na corrente sanguínea e previne que o organismo desenvolva uma resistência à insulina (hormônio que permite que as células aproveitem o açúcar para gerar energia), contribuindo para reduzir os riscos de um indivíduo de desenvolver diabetes.

Além disso, o xilitol possui mais um benefício importantíssimo para a saúde: ao contrário do açúcar comum, este adoçante natural inibe o desenvolvimento de cáries!

Se for adoçar seu Ovo de Páscoa Saudável, use xilitol!
Ainda bem que as semelhanças do xilitol com o açúcar comum são restritas apenas ao gosto e à aparência deles!

Muitos cremes dentais têm tido o xilitol incorporado às suas formulações por conta deste fato.

Na verdade, esse composto é tão incrível para os dentes que, segundo os cientistas, ele é capaz de:

  • Reduzir a formação de placa;
  • Diminuir a aderência de micro-organismos ao esmalte;
  • Inibir o processo de desmineralização dentária.

Mas, como o xilitol consegue ser tão benéfico para a saúde bucal?

A resposta está no metabolismo das bactérias que causam a cárie!

Esses micro-organismos não perdem tempo quando o assunto é o açúcar comum, que é um dos principais alimentos deles.

Em termos gerais, as bactérias cariogênicas metabolizam açúcares e produzem ácidos que desmineralizam os dentes, o que pode levar a uma lesão grave com o tempo.

Porém, esses micróbios não conseguem digerir o xilitol.

Ou seja, se você substituir o açúcar comum pelo xilitol, você diminuirá a quantidade de alimento disponível para as bactérias perigosas da sua boca, fazendo que elas “morram de fome” e não consigam fabricar os ácidos que corroem o esmalte. Bem legal, né?

Canela

Agora, finalmente falaremos do último ingrediente do nosso Ovo de Páscoa Saudável: a canela!

Assim como o cacau, a canela é riquíssima em antioxidantes, sendo, até mesmo, considerada um “super alimento”.

A canela é o "toque final" para o seu Ovo de Páscoa Saudável!
A canela potencializará ainda mais os benefícios do seu Ovo de Páscoa Saudável!

E isso não é tudo! Segundo uma revisão de literatura de 2014, a canela traz os seguintes benefícios para a saúde, dentre outros:

1. Prevenção de diversas doenças, devido à sua elevada capacidade anti-inflamatória;

2. Redução dos riscos do desenvolvimento de distúrbios neurodegenerativos, pois a canela possui substâncias que regulam a atividade cerebral e ajudam a proteger os neurônios;

3. Redução dos níveis de colesterol no organismo, junto a uma melhoria do aproveitamento de glicose e um aumento da produção de insulina (fatores que previnem doenças como o diabetes tipo 2);

4. Proteção contra micro-organismos perigosos, devido à potente atividade antibacteriana dos compostos contidos na canela;

5. Como consequência do ponto 4, a canela também contribui para a prevenção de doenças bucais, como as cáries.

Este fato se deve às modificações que o cinamaldeído, um componente da canela, é capaz de fazer nas células das bactérias, levando à destruição destas.

E este foi o nosso post com uma receitinha de Ovo de Páscoa Saudável! Esperamos que você consiga manter a calma na quarentena e encontrar mais coisas divertidas para fazer!

Um abraço e até a próxima!

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