Cuidar da Saúde Bucal na quarentena é ainda mais importante!

Dica nº5: mantenha a Saúde Bucal em dia na quarentena!

Neste período de isolamento, é ainda mais importante que evitemos dar “escorregadas” na questão do autocuidado, principalmente quando o assunto é Saúde Bucal. Descubra por que você deve cuidar ainda melhor dos seus dentes durante a quarentena e como você pode fazer isso!


Durante a quarentena, é normal que muitos estejam se sentindo desmotivados e, por isso, não estejam cuidando de si da mesma forma que fariam em períodos mais “normais”.

Porém, como temos avisado bastante aqui no blog, devemos manter o pensamento positivo e aprender a usar o isolamento ao nosso favor ou, ao menos, não deixar que ele nos prejudique!

E isso tem ainda mais importância em relação a certos temas de autocuidado, como a atenção com a Saúde Bucal.

Com o perdão do clichê, podemos afirmar que, se os olhos são uma janela para a alma, a boca é uma janela para o corpo. Afinal de contas, muitos distúrbios do organismo e doenças perigosas podem ter início – ou se agravar – por conta de problemas bucais.

Sorriso perfeito
Cuidar do seu sorriso significa, literalmente, cuidar da sua saúde!

Por acaso você sabia que as bactérias que estão a todo o tempo tentando atacar o seu periodonto podem se espalhar por sua corrente sanguínea e provocar um entupimento das artérias?

É devido a esse fato que Médicos e Dentistas de todo o mundo têm estabelecido associações entre uma Saúde Bucal comprometida e o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Além disso, existe uma progressivamente mais documentada relação entre infecções periodontais e o diabetes.

Da mesma maneira que indivíduos afetados pela referida doença sistêmica apresentam uma maior predisposição a sofrer com inflamações gengivais de progressão rápida, essas inflamações também podem prejudicar o controle dos níveis de açúcar no corpo e causar uma piora no quadro geral do organismo.

E aí? Já imaginou o perigo?

Por que cuidar da Saúde Bucal na Quarentena é ainda mais importante

Agora que você já tem uma ideia mais clara de como problemas bucais podem interferir na saúde de todo o seu corpo, vamos falar um pouco de por que você deve redobrar seus cuidados na quarentena.

Bem, para começar, o acesso aos nossos Dentistas está limitado. Muito embora vários deles estejam à disposição para atender a casos emergenciais, o ideal é evitar que consultas precisem ser feitas durante o isolamento.

Precisar sair de casa para tratar de uma cárie, por exemplo, pode acabar te expondo ao risco de contrair o novo coronavírus e, ainda por cima, de transmiti-lo ao profissional de saúde.

Como também não sabemos quando vai ser decretada a flexibilização da quarentena, o cuidado maior com a Saúde Bucal pode se tornar um modo de prevenir que doenças sistêmicas acabem se instalando e causando ainda mais problemas.

Confira agora 3 dicas para deixar sua Saúde Bucal em dia durante o isolamento e descubra qual é a 1ª coisa que você deve fazer assim que este período acabar!

Como manter a Saúde Bucal em dia na Quarentena

1. Use o fio dental

Se você é do time que costuma pular a etapa de passar o fio dental na hora de fazer a higienização dos seus dentes, aqui vai uma notícia não muito agradável: você pode estar deixando sua boca vulnerável ao surgimento de cáries e inflamações do periodonto!

Mesmo que a sua técnica de escovação seja perfeita, a sua escova nunca vai conseguir alcançar direito os espaços estreitos entre um dente e outro. Isso significa que, ao não usar o fio dental, você estará permitindo que bactérias se acumulem livremente naquelas regiões!

Esse acúmulo de placa bacteriana em locais de difícil acesso pode acarretar diversos problemas, como o desenvolvimento de lesões cariogênicas interdentais e processos inflamatórios na gengiva, que não são completamente evitáveis pela escovação.

Ah, caso ainda não tenhamos te convencido a incluir o fio dental na sua rotina, saiba que os micro-organismos que ficam entre os dentes também podem causar o temido mau hálito!

Em resumo, faça questão de estar sempre higienizando todas as faces dos seus dentes da melhor forma possível e evite ter que deixar o isolamento por conta de problemas bucais!

Esquilo usando fio dental
Seja na Quarentena ou fora dela, façamos como esse esquilo e usemos o fio dental!

2. Escove os dentes com a técnica correta

Como dissemos no tópico anterior, escovar os dentes com uma técnica adequada é fundamental! E não adianta nada usar uma escova de cerdas duras ou colocar muita força no processo: isso pode fazer mais mal do que bem!

Escovar os dentes de forma muito vigorosa ou com uma escova inadequada pode acabar machucando a sua gengiva e fazendo que ela se retraia, provocando uma exposição das raízes dos seus dentes.

E, se isso acontecer, a sua dentina ficará mais vulnerável a estímulos térmicos e mecânicos, originando problemas de sensibilidade.

A maior exposição dentinária também pode deixar a estrutura dental mais suscetível à ação de bactérias e, em última instância, ocasionar cáries nas raízes.

Para evitar todos esses riscos, você deve seguir o seguinte passo a passo na hora de higienizar a sua boca:

  1. Passe fio dental antes mesmo de começar a escovar os dentes (ou depois de escová-los com Carvvo, se for o caso!);
  2. Escove todas as faces dos seus dentes, utilizando uma escova de cerdas macias, conforme o explicado neste post, por cerca de 2 minutos;
  3. Escove a sua língua para retirar restos de alimentos e prevenir o acúmulo de micro-organismos;
  4. Enxágue a sua boca para remover quaisquer resíduos de Carvvo ou creme dental;
  5. Guarde sua escova de dentes da forma segura!

Seguindo essa sequência (e fazendo visitas regulares ao seu Dentista assim que a quarentena acabar), você manterá a sua Saúde Bucal 100% em dia!

Ah, incentive quem você ama a cuidar melhor da Saúde Bucal também!

3. Use Carvvo

Se você estava em busca de algo para fazer durante este período de isolamento, permita-nos dar uma sugestão: você pode realizar o tratamento de 14 dias com o Carvvo e conseguir muitos benefícios para a sua Saúde Bucal e para o seu sorriso!

Como os ingredientes do Carvvo cuidam da sua saúde

Graças à sua eficiente capacidade de adsorção, o carvão ativado e a argila kaolin atraem para a sua superfície pigmentos, micro-organismos e substâncias perigosas, removendo-os dos dentes e da cavidade oral como um todo de forma delicada e segura.

Mais especificamente, há evidências científicas acerca do potencial antibacteriano do carvão ativado sobre a espécie Streptococcus mutans, uma das principais causadoras da cárie, e sobre micro-organismos que podem provocar doenças periodontais.

O carvão ativado também é muito utilizado para retirar por adsorção Compostos Voláteis de Enxofre, como os que são responsáveis pelo mau hálito!

Ademais, o óleo essencial de laranja, o terceiro ingrediente do Carvvo, possui ação antibacteriana e antifúngica comprovada. Não é à toa que muitos Dentistas o recomendam para a prevenção de inflamações da gengiva!

Por fim, o Carvvo desempenha mais um papel importante para a manutenção da saúde bucal ao alcalinizar a saliva.

Acontece que os cristais de hidroxiapatita que constituem o esmalte dentário tendem a se desfazer num ambiente muito ácido. É por isso que os profissionais que cuidam de nossos dentes sempre nos pedem para evitar refrigerantes e outros alimentos de pH baixo.

Por meio da adsorção, Carvvo contribui para prevenir quedas de pH e, assim, dá uma mãozinha para que sua saliva consiga reparar o esmalte com sucesso!

E aí? O que está esperando para garantir o seu potinho e começar a cuidar melhor dos seus dentes durante a quarentena?

Para fazer o seu pedido e receber seu Carvvo no conforto da sua casa, é só clicar no botãozinho abaixo:

OBS: Para ter acesso às pesquisas que citamos, basta conferir nossa página de Estudos Científicos!

Aproveite os benefícios do Carvvo para cuidar da sua Saúde Bucal em casa!

Extra: Assim que o isolamento acabar, marque uma visita ao seu Dentista!

Mesmo que você cuide da sua Saúde Bucal da melhor maneira possível, imprevistos ainda podem acontecer! A depender da sua genética e de outros fatores, por exemplo, você pode ter uma maior propensão a enfrentar problemas com as bactérias que causam a cárie ou com as que provocam doenças periodontais.

Como se não bastasse, os primeiros sinais desses distúrbios frequentemente passam despercebidos. Portanto, a melhor alternativa é investir na prevenção e fazer visitas ao Dentista no mínimo 2x por ano!

Se você fizer a sua parte em casa e marcar check-ups regulares com um profissional da área odontológica, com certeza seus dentes e sua gengiva ficarão mais do que protegidos.

Logo, se você já estiver sem ver o seu Dentista há um tempo, aproveite para marcar uma consulta assim que a quarentena acabar. Sua saúde agradece!

Como não podemos ir ao Dentista durante a quarentena, precisamos cuidar de nossa Saúde Bucal em casa!
Trate de dar um “oi” ao seu Dentista assim que a quarentena acabar, OK?

E este foi o nosso post sobre como cuidar da Saúde Bucal nestes tempos de coronavírus. Fique de olho nas novidades do nosso blog e pratique o autocuidado sempre!

Um abraço e até a próxima!

Leia também